A Marina Itajaí, um dos maiores complexos náuticos brasileiros, conta com 405 vagas atualmente, entre secas e molhadas.
O complexo náutico registra uma ocupação de 80%, com previsão de 100% no verão 2023/2024.
Para quem quiser agendar o serviço de manutenção preventiva no local, tem que enfrentar uma fila de espera de no mínimo 60 dias.
O crescimento da demanda de serviços náuticos também impulsionou o complexo que, hoje, já conta com 12 lojas técnicas, além de 8 operações relacionadas à revenda, atendimento a clientes, além da área gastronômica, conveniência e eventos.
O desenvolvimento da náutica impacta em inúmeros outros setores e contribui no crescimento de Itajaí.
O aumento populacional do município foi de 44% em 2022 em relação ao último censo há 12 anos (IBGE), além de a cidade ser, atualmente, a segunda economia do Estado (dados do PIB).
Em termos de geração de empregos, nos primeiros seis meses de 2023, Itajaí alcançou mais de 5,6 mil empregos com carteira assinada, a segunda que mais gera empregos em Santa Catarina, conforme divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
No Brasil, segundo a Associação Náutica Acobar, o volume de empregos gerados especificamente na náutica deve ultrapassar 120 mil este ano.
O diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira, comenta:
“Com o fortalecimento da náutica, que é um mercado que depende de muita mão de obra e gera uma quantidade altíssima de empregos, cresce também toda a cadeia de serviços que envolve a parte de manutenção e serviços”.
“Isso inclui a assistência de equipamentos da marina para transportar as embarcações, como o travel lift e fork lift, além de empresas e técnicos especializados em pintura de fundo, hidráulica, elétrica, fornecimento de peças, entre outros”.
“Mais de 300 pessoas passam pela marina diariamente sem contar com as inúmeras empresas envolvidas, as quais devem englobar mais de 3 mil pessoas indiretamente, isso apenas na área de serviços”.
Fonte: Noticenter