Estaleiro alemão revela nova lancha com design futurista, mas inspirada nos anos 80


Na mescla entre modernidade e o clássico, Mayla GT foi uma das novidades apresentadas em evento na Alemanha

É isso que acontece quando o futuro e o passado se alinham. Em homenagem às lanchas de alta velocidade estilo da série Miami Vice, dos anos 1980, a startup alemã Mayla Yachts revelou o Mayla GT, que promete proporcionar as emoções de uma lancha combinada ao aspecto futurista.

O lançamento foi apresentado em janeiro deste ano na Alemanha, no Düsseldorf International Boat Show. Esta embarcação, ao mesmo tempo que busca trazer um design mais futurista, carrega consigo um ar dos anos 80 com pitadas de automobilismo.

Este super barco de fibra de carbono de alta qualidade incorpora nossa dedicação em redefinir barcos a motor de luxo
– Mayla Christopher Gelsdorf, fundador da Mayla

A semelhança com designs do automobilismo não é coincidência, já que a equipe da construtora tem uma vasta experiência em produção de automóveis esportivos. Ao mesmo tempo em que busca oferecer o luxo e conforto de um iate, o Mayla GT deseja proporcionar toda agilidade de uma lancha.

Uma lancha feita para correr

Com o objetivo de permanecer elegante sem deixar de lado a agilidade, foi montado um barco angular e rápido. Além do design aumentar a eficiência, o estaleiro utilizou fibra de carbono no casco com V profundo, que também melhora a dinâmica na água.

Segundo a Mayla Yachts, o casco com degraus transversais ajudam a introduzir bolhas de ar abaixo do barco, que impulsionam sua velocidade máxima.

Inclusive, o monocasco se assemelha mais com um barco a motor de corrida do que com um barco de recreio. A lancha futurista vem equipada com dois motores Corvette V8 de 650 hp (cada) a gasolina, no entanto, o dono do barco pode optar por motorização a gasolina, diesel, elétrica e híbrida, incluindo motores V8 de até 1.500 hp.

Embora a velocidade máxima desta embarcação varie de acordo com o motor, o estaleiro afirma que, na configuração top de linha, os 3.000 cv de potência podem impulsionar o Mayla GT a uma velocidade de 100 nós!

Segundo a marca, estes fatores — junto com a grande potência — , colaboram com o “sprint” da Mayla GT — num efeito semelhante a de um estilingue.

Não se vive só de velocidade

No entanto, o Mayla GT e seus 44 pés (13,5 metros) de comprimento não se resumem apenas a rapidez. A lancha com pegada futurista não podia deixar de ter uma área de cockpit aberta e funcional, que conta com duas espreguiçadeiras deslizantes, churrasqueira, mesa dobrável para refeições e um bar molhado.

A plataforma de popa abriga um beach club e o acesso à garagem (com abertura elétrica) — com capacidade para pequenos barcos de apoio ou jets. E, para dar ainda mais charme à embarcação nas navegações noturnas, o Mayla GT conta ainda com sistema de iluminação subquática.

Na parte interna, uma luxuosa cabine ocupa a proa. Mas, não podemos esquecer que ainda se trata de uma lancha na faixa dos 40 pés. Por isso, a cabine é configurada com cama de casal, sofá lounge, guarda-roupa, chuveiro e um salão aberto, além de um sistema de entretenimento completo.

Ainda se tem poucas informações de quando o barco estará a venda e o preço da Mayla GT também não foi divulgado. Entretanto, os testes no mar estão programados para ter início na primavera de 2024, na Europa — ou seja, no outono do Hemisfério Sul.

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida em nautica.com.br